Bemamigos da RaiZPintadA, agoraeu estou aindamaisocioso do quenunca, jáque o carango está no “estaleiro” e estou limitado ao transportecoletivopor uns tempos...
Mas... Posso postarsemdeixar o lar, então, vou relatar, comdetalhes, o queme lembro do infortúnio.
Sexta-feira 20/06, lá pelas dez e pouca da matina, depois de mais uma noiteinsone – sai preguiça – resolvi levantar e ir ao bancoantes de apagar, jáque os malditos fecham as porta as 3h da tarde e dormirpor duas outrêshorasdefinitivamentenão estava nosmeusplanos – demoro pradormir, mas demoro praacordartambém.
Fomos ao banco e na volta uma brevepassada na padaria. Caia uma garoafina, daquelas chatas, quemal molham, mas incomodam. Algunspães e umpicolé “Laka” depois e de volta ao carro, começa a choverforte, aquelas pancadas rápidas de uns 10 minutosque molham a roupatoda e depois de teencharcar, vãoemborate deixando ensopado. Mas o problema é que da padariaatéemcasaleva uns trêsminutossó. Bom, to dentro do carro, liguei e sai normal, vou chegarcasa, comeralgo e deitarpraver se o sono vem dessa vez.
Entrei na RS-118, umtoró e visibilidadepéssima, segui tranqüilo, conheço o caminho a mais de cincoanos, quem iria se preocupar, aindamais de dia, não é? E reta, curva a esquerda, depois a direita, maisreta, carro e ônibus (oucaminhão) uns 150 metros a frente, uns 60km/h, dentro do limite, portanto, e vá chuva...
- A RS-118 faz uma curvabemleve a direita (sentido Viamão – Gravataí) e o acesso a rótula requer que se entre no espaçocentralentre as pistas e se faça uma curva a esquerda. Esseponto, quero ressaltar, acho muitomal sinalizado, pois existem apenas tachões reflexivos na pista, coisaque alem de nãodemarcarum “percurso” bemdefinido, aindaformaum “xis” quecruza o caminho de quem entra e quemdeixa o RS-118, no sentidoemqueeu transitava. Valeressaltarque o indicado seria umcanteirocom uma rotatória, como a que há no acessoprincipal ao centro da cidade. (o mesmoproblema ocorre no entroncamento da RS-040 com a RS-118, quem viaja parapraiaporali sabe bem o infernoque é nosfins de semana de veraneio).
Voltando ao caso, o fato é quenão é incomum se passarporcima dos tachões, e o natural é o motoristadar uma guinadapra se livrar do incomodo. Pois foi o queeu fiz, tirei o carro de cima dessa praga, mas ocorre queeu estava olhando bemadiante, cuidando praver se nãovinhanenhum veiculo no sentidocontrário. Realmentenãovinha, maseunão estava na pistacentral, vinha na verdade na minhapista da esquerda, contra-mão praticamente, e issonão notei de pronto, masapenasquando passei emcima dos tachões. Quando vi já estava indo emdireção ao meiofio, foi entãoqueeu puxei o volantepradireita, sai do cordão, mastinhaqueentrar a esquerda e voltei-o a essa direção.
Masquem disse queumcarro “distracionado”* (em 5ª marcha a menos de 60km/h) e compistamolhada se comportacomo deveria? Fomos ao canteiro, e prapiorar, (acho que) uma raiz (nadahavercom o blog, foi uma tristecoincidência) saliente alavancou a dianteira, a caranga beijou a arvore e atravessou na pista. PLOFT, air bags emação e eusó vi ummonte de fumaça se espalhando pelopára-brisa, ai bateu o pânico, pensei quetinha pegado fogo na joça, maseraapenasgáscomumpóbranco saindo da bolsa salvadora. Minhatia apavorada, meio atordoada da pancadaforte e da fumaça, comdor no tórax, tratei de meacalmar, só bati o braço, meio de raspão (antiinflamatórios e relaxantes musculares resolveram), e logoemseguida chegou ajuda.
Umcaminhão do Exercito passava pelolocal e parou prasocorrer, tendo umsoldado chamado o SAMU e a PolíciaRodoviária Estadual e tratado de tranqüilizar-nos. Uma moçatambém parou e logodepois fez o favor de avisarminhaesposa, que chegou ao local do acidente uns 10 minutosdepois. Inicialmente fui informado que a BM não dispunha de viaturas e apósalgunsminutosmeio ‘desligado’ semsaberbem o quefazer, liguei pro guincho do seguro. A equipe do SAMU chegou e a porcaria da chuva amainou, voltando a garoar. Eles prestaram os primeirossocorros à minhatia e quando estavam pondo-a na ambulânciapara examiná-la melhor a PRE chegou, mandou cancelar o guincho do seguro e chamou o do Detran. Minhatia, acompanhada da minhaesposa, foi ao hospitalfazer os exames de rotina e os policias tomaram as medidas de praxe. Nessa hora voltou a choverforte, sóparaeunãodizerque o céu estava contramimjustamente naquele momento de infortúnio, se bemqueeunão deixei de reclamar, claro...
Seguindo, chega o reboque, vai a peruarampaacima e o GORDON aquiquasenão consegue subir na boleia do caminhão, uma F-4000 acho. Puxar 110 kgnão é molenão, ta pensando o que? E fomos a delegaciaregistrar a ocorrência, lesãocorporalculposasegundo o B.O., masminhatianão se machucou (ficou apenas o susto e o impacto do air bag) e não quis representarcontramimemjuízo. – Fica a comprovação da importância do equipamento, quesempre vou defender, e que espero torne-se obrigatóriopelalegislação – alias, espero jamaisdeixar de tê-lo.
Feito o registropolicial, veio a piorparte: caminhar da delegaciaaté o hospital. Comojá mencionei, 110kgemaclive é dose, e a distâncianem é tãogrande, uns 1.200 metrossegundo o Google Earth (400m de subida, aprox.), maspraquem faz ‘exercícios’ comoirsóaté a cozinha, ousubir 12 degraus de vezemquando, foi um “Iron man” pessoal de 20 interminááááááááveis minutos, comdireito a umas 10 ‘paradinhas técnicas’ prarecuperar o fôlego e ‘relembrar a estratégia’ (infelizmentenão pude mudá-la) de subir aquela alamedaíngreme e cansativa. Não sei se foi conseqüência da batidaoumerafadiga, mas o fato é que a dor nas costaseratamanhaqueeu acabei consultando e tomando 75mg de Voltarem intramuscular (no traseiro!), queporsinal, surtiram efeito.
Terminando, minhaesposa e eu comemos umlancheenquantonão liberavam minhatia, que a essa horajá estava soltando fogo de raiva daquela vagareza e burocracia, considerando queelajá sabia que estava bem. Finalmente, passadasmais de quatrohoras e semnenhumferimento, ela recebe alta e rumamos paracasa. Emtempo, acabei indo dormirhorasdepoisapenas, mascom uma certeza:
Não deveria ter levantado da camanemprair ao banheiro nessa sexta-feiraaloprada!
* “Distracionado” é umtermoapropriado, misto de distração (minha) comsemtração (do carro), kkkkkkk!
P.s.: Alguém teria tirado fotos do acidentepara o jornallocal, masnão sou assinante e não tenho confirmação dessa informação, se conseguir alguma matéria, postoaqui.
Não, não é piada, não é estória, não é mentira, não é nem mesmo uma fantasia contada num blog qualquer. Eu REALMENTE me submeti ao inimaginável: Fui e voltei, DE ÔNIBUS, do centro de Viamão, e o mais surreal, semi-sozinho! Sim, porque fomos, minha tia e eu, mas como ela não paga passagem e eu sim, ela ficou antes da roleta e eu fui na parte posterior do (arg!) coletivo. E eu tenho PROVAS disso, vejam-as:
São imagens reais, únicas e tristes, que mostram o quanto minha fobia de ambientes populares públicos já regrediu, e dos avanços do meu tratamento psicológico rumo a sociedade civil organizada. Ainda que com uma boa dose de desconforto, "viajei" sozinho, ida e volta, sem maiores problemas.
Agora aguardo pelo resultado da perícia para saber o futuro do carro e assim que tiver alguma notícia concreta, posto aqui, afinal esse pode vir a ser um blog visitado um dia...
Continua a minha saga em busca do conserto do carango. Nessas semaninha que passou já fiz um "safari", com direito a mapa e naturalmente, ao desencontro do caminho. Ao final da jornada, fiquei conhecendo mais um cantinho das entranhas de Viamão, onde fomos "resgatar a perua das garras do CRD Pesão", a casa temporária dela por longos e doloridos 6 dias. Graças ao bom Deus e a carona do meu Tio, conseguimos liberar o carro e levá-lo à oficina.
Assistindo ao Guerrilheiro da Notícia (RedeTV! canal 04 - Porto Alegre, seg. a sex. entre 13h e 14h), ouvi este texto e resolvi procurá-lo no "São Google" para postá-lo aqui no RaiZ PintadA. O autor é desconhecido, mas a filosofia é ótima, segue:
"Esse é o meu Médico!!
Um médico sincero foi questionado sobre vários conselhos que sempre nos são dados...
Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade? Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!
P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais? R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.
P: Devo reduzir o consumo de álcool? R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!
P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios? R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!
P: Frituras são prejudiciais? R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! ... Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?
P: Flexões ajudam a reduzir a gordura? R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.
P: Chocolate faz mal? R: Tá maluco?!!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se ficar feliz !!!
E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão - tira gosto na outra - muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: VALEU !!! QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!
P S.: SE CAMINHAR FOSSE SAUDÁVEL O CARTEIRO SERIA IMORTAL"
Não sei porque, mas me identifiquei tanto com esse estilo de vida indicado por esse médico do texto, acho que deve ser o esforço kkkkkkkkkkk.
Citação do momento:"Devagar se vai ao longe" especialmente num rodízio, hehehe.
Porco é encontrado vivo 36 dias após terremoto na China
O animal, que chegou a pesar 300 kg, foi encontrado em uma fazenda de criação de porcos na província de Sichuan com apenas 180 kg, depois de 36 dias tomando agua da chuva e comendo... carvão!
O animal recebeu o nome de Zhu Jianqiang (PORCO FORTE, em chinês) e está sendo considerado um simbolo de resistência. Mais detalhes AQUI
E a vida vai seguindo como de costume, no ritmo da burocracia. Com a caranga recolhida a um tal de CRD, fico aguardando a liberação da papelada pra ver o que fazer da vida, e ver em quanto ficou o prejuízo e o pior de tudo, por quanto tempo vai demorar o conserto... Devia ter ficado na cama!
Por uma daquelas "felizes" coincidências do destino, ganhei um espaço virtual mas perdi um real, e quem não gostou nada nada dessa História foi a Árvore que me "brecou", alias não fosse por ela e eu tinha decolada uns 10 metros e ia parar no mato eu acho, maaaaaassss, tava lá a bendita Árvore, que reparou, ainda que de forma involuntária, a minha barbeiragem de principiante...
Como eu esto todo dolorido da merda da batida, e levei 75mg de voltarem na retaguarda, vou descansar conto mais detalhes em outra oportunidade. Fui!
Hoje a noite estava chata, filmes meia boca, chuviscando e eu, como de costume, sem nada pra fazer... resolvi criar um BLOG pra ver no que dá, hehehe
To meio sem inspiracão ainda, sem um formato ideal, vou me permitir uns devaneios no começo, depois faço um planejamento e ponho corpo nesse monstrinho aqui.
A idéia central é a união do texto sério, por vezes complexo e prolixo intercalado com algum humor variado, do bobo até o cretino, mix de pastelão e sarcasmo.
O nome RAIZ PINTADAdemonstra bem isso, ou ao menos tenta. É uma menção aos retoques mensais das raízes capilares da nossa "fauna urbana", que teima em achar mais importante a ida ao salão de beleza do que ir a uma biblioteca, que prefere passar horas em chats e site de horóscopo do que ler notícias de economia ou politica, normalmente falando que não gosta ou não entende do assunto (e depois enche a boca pra falar que exerce a democracia através do seu voto - mas como alguem pode escolher representantes sem nem conhecer propostas?), enfim, esse é um espaço criado para a CRITICA, mas também falará sobre qualquer BOBAGEM quando for oportuno.
Em sintese, diversão e cultura (!) num mesmo lugar.
Citação do momento:"Vale o quanto pesa" - To caro no mercado, kkkkkk