domingo, 29 de junho de 2008

Minha epopéia acidental

Bem amigos da RaiZ PintadA, agora eu estou ainda mais ocioso do que nunca, que o carango está no “estaleiro” e estou limitado ao transporte coletivo por uns tempos...

Mas... Posso postar sem deixar o lar, então, vou relatar, com detalhes, o que me lembro do infortúnio.


Sexta-feira 20/06, pelas dez e pouca da matina, depois de mais uma noite insone – sai preguiça – resolvi levantar e ir ao banco antes de apagar, que os malditos fecham as porta as 3h da tarde e dormir por duas ou três horas definitivamente não estava nos meus planos – demoro pra dormir, mas demoro pra acordar também.

Fomos ao banco e na volta uma breve passada na padaria. Caia uma garoa fina, daquelas chatas, que mal molham, mas incomodam. Alguns pães e um picolé “Laka” depois e de volta ao carro, começa a chover forte, aquelas pancadas rápidas de uns 10 minutos que molham a roupa toda e depois de te encharcar, vão embora te deixando ensopado. Mas o problema é que da padaria até em casa leva uns três minutos . Bom, to dentro do carro, liguei e sai normal, vou chegar casa, comer algo e deitar pra ver se o sono vem dessa vez.

Entrei na RS-118, um toró e visibilidade péssima, segui tranqüilo, conheço o caminho a mais de cinco anos, quem iria se preocupar, ainda mais de dia, não é? E reta, curva a esquerda, depois a direita, mais reta, carro e ônibus (ou caminhão) uns 150 metros a frente, uns 60km/h, dentro do limite, portanto, e vá chuva...

- A RS-118 faz uma curva bem leve a direita (sentido Viamão – Gravataí) e o acesso a rótula requer que se entre no espaço central entre as pistas e se faça uma curva a esquerda. Esse ponto, quero ressaltar, acho muito mal sinalizado, pois existem apenas tachões reflexivos na pista, coisa que alem de não demarcar um “percurso” bem definido, ainda forma umxisque cruza o caminho de quem entra e quem deixa o RS-118, no sentido em que eu transitava. Vale ressaltar que o indicado seria um canteiro com uma rotatória, como a que há no acesso principal ao centro da cidade. (o mesmo problema ocorre no entroncamento da RS-040 com a RS-118, quem viaja para praia por ali sabe bem o inferno que é nos fins de semana de veraneio).

Voltando ao caso, o fato é que não é incomum se passar por cima dos tachões, e o natural é o motorista dar uma guinada pra se livrar do incomodo. Pois foi o que eu fiz, tirei o carro de cima dessa praga, mas ocorre que eu estava olhando bem adiante, cuidando pra ver se não vinha nenhum veiculo no sentido contrário. Realmente não vinha, mas eu não estava na pista central, vinha na verdade na minha pista da esquerda, contra-mão praticamente, e isso não notei de pronto, mas apenas quando passei em cima dos tachões. Quando vi estava indo em direção ao meio fio, foi então que eu puxei o volante pra direita, sai do cordão, mas tinha que entrar a esquerda e voltei-o a essa direção.

Mas quem disse que um carrodistracionado”* (emmarcha a menos de 60km/h) e com pista molhada se comporta como deveria? Fomos ao canteiro, e pra piorar, (acho que) uma raiz (nada haver com o blog, foi uma triste coincidência) saliente alavancou a dianteira, a caranga beijou a arvore e atravessou na pista. PLOFT, air bags em ação e eu vi um monte de fumaça se espalhando pelo pára-brisa, ai bateu o pânico, pensei que tinha pegado fogo na joça, mas era apenas gás com um branco saindo da bolsa salvadora. Minha tia apavorada, meio atordoada da pancada forte e da fumaça, com dor no tórax, tratei de me acalmar, bati o braço, meio de raspão (antiinflamatórios e relaxantes musculares resolveram), e logo em seguida chegou ajuda.

Um caminhão do Exercito passava pelo local e parou pra socorrer, tendo um soldado chamado o SAMU e a Polícia Rodoviária Estadual e tratado de tranqüilizar-nos. Uma moça também parou e logo depois fez o favor de avisar minha esposa, que chegou ao local do acidente uns 10 minutos depois. Inicialmente fui informado que a BM não dispunha de viaturas e após alguns minutos meiodesligadosem saber bem o que fazer, liguei pro guincho do seguro. A equipe do SAMU chegou e a porcaria da chuva amainou, voltando a garoar. Eles prestaram os primeiros socorros à minha tia e quando estavam pondo-a na ambulância para examiná-la melhor a PRE chegou, mandou cancelar o guincho do seguro e chamou o do Detran. Minha tia, acompanhada da minha esposa, foi ao hospital fazer os exames de rotina e os policias tomaram as medidas de praxe. Nessa hora voltou a chover forte, para eu não dizer que o céu estava contra mim justamente naquele momento de infortúnio, se bem que eu não deixei de reclamar, claro...

Seguindo, chega o reboque, vai a perua rampa acima e o GORDON aqui quase não consegue subir na boleia do caminhão, uma F-4000 acho. Puxar 110 kg não é mole não, ta pensando o que? E fomos a delegacia registrar a ocorrência, lesão corporal culposa segundo o B.O., mas minha tia não se machucou (ficou apenas o susto e o impacto do air bag) e não quis representar contra mim em juízo. – Fica a comprovação da importância do equipamento, que sempre vou defender, e que espero torne-se obrigatório pela legislação – alias, espero jamais deixar de tê-lo.

Feito o registro policial, veio a pior parte: caminhar da delegacia até o hospital. Como mencionei, 110kg em aclive é dose, e a distância nem é tão grande, uns 1.200 metros segundo o Google Earth (400m de subida, aprox.), mas pra quem faz ‘exercícioscomo ir até a cozinha, ou subir 12 degraus de vez em quando, foi umIron manpessoal de 20 interminááááááááveis minutos, com direito a umas 10 ‘paradinhas técnicaspra recuperar o fôlego e ‘relembrar a estratégia’ (infelizmente não pude mudá-la) de subir aquela alameda íngreme e cansativa. Não sei se foi conseqüência da batida ou mera fadiga, mas o fato é que a dor nas costas era tamanha que eu acabei consultando e tomando 75mg de Voltarem intramuscular (no traseiro!), que por sinal, surtiram efeito.

Terminando, minha esposa e eu comemos um lanche enquanto não liberavam minha tia, que a essa hora estava soltando fogo de raiva daquela vagareza e burocracia, considerando que ela sabia que estava bem. Finalmente, passadas mais de quatro horas e sem nenhum ferimento, ela recebe alta e rumamos para casa. Em tempo, acabei indo dormir horas depois apenas, mas com uma certeza:

Não deveria ter levantado da cama nem pra ir ao banheiro nessa sexta-feiraaloprada!

* “Distracionado” é um termo apropriado, misto de distração (minha) com sem tração (do carro), kkkkkkk!

P.s.: Alguém teria tirado fotos do acidente para o jornal local, mas não sou assinante e não tenho confirmação dessa informação, se conseguir alguma matéria, posto aqui.

sábado, 28 de junho de 2008

Sacrifício

Não, não é piada, não é estória, não é mentira, não é nem mesmo uma fantasia contada num blog qualquer. Eu REALMENTE me submeti ao inimaginável: Fui e voltei, DE ÔNIBUS, do centro de Viamão, e o mais surreal, semi-sozinho! Sim, porque fomos, minha tia e eu, mas como ela não paga passagem e eu sim, ela ficou antes da roleta e eu fui na parte posterior do (arg!) coletivo. E eu tenho PROVAS disso, vejam-as:


São imagens reais, únicas e tristes, que mostram o quanto minha fobia de ambientes populares públicos já regrediu, e dos avanços do meu tratamento psicológico rumo a sociedade civil organizada.
Ainda que com uma boa dose de desconforto, "viajei" sozinho, ida e volta, sem maiores problemas.


Agora aguardo pelo resultado da perícia para saber o futuro do carro e assim que tiver alguma notícia concreta, posto aqui, afinal esse pode vir a ser um blog visitado um dia...

Notícias do acidente

Continua a minha saga em busca do conserto do carango.
Nessas semaninha que passou já fiz um "safari", com direito a mapa e naturalmente, ao desencontro do caminho.


Ao final da jornada, fiquei conhecendo mais um cantinho das entranhas de Viamão, onde fomos "resgatar a perua das garras do CRD Pesão", a casa temporária dela por longos e doloridos 6 dias.
Graças ao bom Deus e a carona do meu Tio, conseguimos liberar o carro e levá-lo à oficina.

Exercícios Fisicos

Assistindo ao Guerrilheiro da Notícia (RedeTV! canal 04 - Porto Alegre, seg. a sex. entre 13h e 14h), ouvi este texto e resolvi procurá-lo no "São Google" para postá-lo aqui no RaiZ PintadA.
O autor é desconhecido, mas a filosofia é ótima, segue:


"Esse é o meu Médico!!

Um médico sincero foi questionado sobre vários conselhos que sempre
nos são dados...

Pergunta: Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
Resposta: O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de
vezes e só... não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo
gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver
mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro
dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca !!!

P: Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
R: Você precisa entender a logística da eficiência... .O que a vaca come?
Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que
um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos?
Coma frango.

P: Devo reduzir o consumo de álcool?
R: De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho
destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que
vc tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

P: Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
R: Minha filosofia é: Se não tem dor...tá bom!

P: Frituras são prejudiciais?
R: VOCÊ NÃO ESTÁ ME ESCUTANDO!!! ... Hoje em dia a comida é frita em
óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode
mais vegetal ser prejudicial para você?

P: Flexões ajudam a reduzir a gordura?
R: Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele
aumente de tamanho.

P: Chocolate faz mal?
R: Tá maluco?!!!! Cacau!!!! Outro vegetal!! É uma comida boa pra se
ficar feliz !!!

E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a
intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado.
Melhor enfiar o pé na jaca - Cerveja em uma mão - tira gosto na outra
- muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando:
VALEU !!! QUE VIAGEM!!!!!! !!!!!!

P S.: SE CAMINHAR FOSSE SAUDÁVEL O CARTEIRO SERIA IMORTAL"

Não sei porque, mas me identifiquei tanto com esse estilo de vida indicado por esse médico do texto, acho que deve ser o esforço kkkkkkkkkkk.


Citação do momento: "Devagar se vai ao longe" especialmente num rodízio, hehehe.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Porco Forte

Porco é encontrado vivo 36 dias após terremoto na China


O animal, que chegou a pesar 300 kg, foi encontrado em uma fazenda de criação de porcos na província de Sichuan com apenas 180 kg, depois de 36 dias tomando agua da chuva e comendo... carvão!

O animal recebeu o nome de Zhu Jianqiang (PORCO FORTE, em chinês) e está sendo considerado um simbolo de resistência. Mais detalhes AQUI


Citação do momento: "Esse nasceu de novo"

Nova CSS

Confira o voto dos deputados gaúchos sobre a nova CPMF (CSS)

SIM - Adão Pretto (PT)

NÃO - Afonso Hamm (PP)
SIM - Beto Albuquerque (PSB)
SIM - Cezar Schirmer (PMDB)
NÃO - Claudio Diaz (PSDB)
SIM - Darcísio Perondi (PMDB)
SIM - Eliseu Padilha (PMDB)
NÃO - Germano Bonow (DEM)
SIM - Henrique Fontana (PT)
SIM - Ibsen Pinheiro (PMDB)
SIM - José Otávio Germano (PP)
NÃO - Luciana Genro (PSOL)
NÃO - Luis Carlos Heinze (PP)
SIM - Luiz Carlos Busato (PTB)
SIM - Manuela DÁvila (PCdoB)
SIM - Marco Maia (PT)
SIM - Maria do Rosário (PT)
SIM - Mendes Ribeiro Filho (PMDB)
NÃO - Nelson Proença (PPS)
NÃO - Onyx Lorenzoni (DEM)
SIM - Paulo Pimenta (PT)
SIM - Paulo Roberto (PTB)
SIM - Pepe Vargas (PT)
SIM - Pompeo de Mattos (PDT)
NÃO - Professor Ruy Pauletti (PSDB)
NÃO - Renato Molling (PP)
SIM - Sérgio Moraes (PTB)
SIM - Tarcísio Zimmermann (PT)
SIM - Vieira da Cunha (PDT)
SIM - Vilson Covatti (PP)

ESTÃO BOTANDO A MÃO NO NOSSO BOLSO, NUNCA MAIS VOTEM NELES E NEM AJUDEM EM SUAS CAMPANHAS.

Diga NÃO a todos os que votaram SIM!


Citação do momento: "Não roube, o Governo detesta concorrência!"

domingo, 22 de junho de 2008

Burocracia

E a vida vai seguindo como de costume, no ritmo da burocracia. Com a caranga recolhida a um tal de CRD, fico aguardando a liberação da papelada pra ver o que fazer da vida, e ver em quanto ficou o prejuízo e o pior de tudo, por quanto tempo vai demorar o conserto...
Devia ter ficado na cama!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PQP, bati o carro!

Por uma daquelas "felizes" coincidências do destino, ganhei um espaço virtual mas perdi um real, e quem não gostou nada nada dessa História foi a Árvore que me "brecou", alias não fosse por ela e eu tinha decolada uns 10 metros e ia parar no mato eu acho, maaaaaassss, tava lá a bendita Árvore, que reparou, ainda que de forma involuntária, a minha barbeiragem de principiante...

Como eu esto todo dolorido da merda da batida, e levei 75mg de voltarem na retaguarda, vou descansar conto mais detalhes em outra oportunidade. Fui!

Começando

Hoje a noite estava chata, filmes meia boca, chuviscando e eu, como de costume, sem nada pra fazer... resolvi criar um BLOG pra ver no que dá, hehehe

To meio sem inspiracão ainda, sem um formato ideal, vou me permitir uns devaneios no começo, depois faço um planejamento e ponho corpo nesse monstrinho aqui.

A idéia central é a união do texto sério, por vezes complexo e prolixo intercalado com algum humor variado, do bobo até o cretino, mix de pastelão e sarcasmo.

O nome RAIZ PINTADA demonstra bem isso, ou ao menos tenta. É uma menção aos retoques mensais das raízes capilares da nossa "fauna urbana", que teima em achar mais importante a ida ao salão de beleza do que ir a uma biblioteca, que prefere passar horas em chats e site de horóscopo do que ler notícias de economia ou politica, normalmente falando que não gosta ou não entende do assunto (e depois enche a boca pra falar que exerce a democracia através do seu voto - mas como alguem pode escolher representantes sem nem conhecer propostas?), enfim, esse é um espaço criado para a CRITICA, mas também falará sobre qualquer BOBAGEM quando for oportuno.

Em sintese, diversão e cultura (!) num mesmo lugar.



Citação do momento: "Vale o quanto pesa" - To caro no mercado, kkkkkk