Esta sexta-feira, 4 de julho de 2008, marcou os 232 anos da independência do Estado mais poderoso da História da humanidade. Nascido no longinquo ano de 1776, como eu Estado Democratico Federado, a nação dos Estados Unidos da América declarou-se livre da coroa britânica exatos 13 anos e dez dias antes da queda da bastilha, em 14 de julho de 1789, marco da nossa era contemporânea e simbolo do humanismo, dos ideais de Igualdade, Fraternidade e principalmente Liberdade.
É interessante verificar-se uma ratificação desse princípio que nos fundamenta como sociedade civil organizada - o resgate da franco-colombiana e ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, das mãos da narco-guerrilha das FARC, que junto com outros 14 reféns pode comemorar a sua liberdade nesta data notadamente marcante.
Fruto de ideais iluministas, a liberdade é o traço mais marcante e antagonizado destes ultimos 2 séculos e meio, em que alguns tiveram de lutar por muitos, pelo presente e futuro do maior patrimônio racional que se pode almejar, o de ser dono de si e responsavel pelos seus atos. A liberdade nos encina que não tem lado, não tem rosto, não professa nenhuma fé ou ideologia específica, mas compreende o bem comum e o objetivo de todos e esta ao lado dos justos. Ser livre é ser especial, é ser alguem, ter opinião, mesmo que diferente dos demais, e aceitar que somos diferentes e que isso faz toda a diferença para a continuidade da espécie.
E dito isso quero prestar homenagem a todas as pessoas que lutaram e lutam não só para exercer este princípio, mas para enciná-lo ao próximo como se isto fosse o próprio dom divino alcançando a todos. Quero agradecer aos que fizeram perdurar nosso maior patrimônio, ainda no século XXIII e mesmo antes, e que tornaram a grande nação Americana um exemplo da luta belo nosso bem maior, e mesmo os questionamentos feitos ao governo de lá, que muitas vezes, como tantos outros também o fazem, deixa de promover o que prega, mas não deixa de pregar, pois apenas a lembrença do princípio mor de uma vida humana pode nos dizer quem fomos e principalmente nos mostrar quem podemos ser.
Espero que todos no mundo tenham tido um feliz 4 de julho e que relembrem sempre a preciosidade e o significado da mais importante palavra da vida do Ser Humano: LIBERDADE!
Citação do momento: "Liberdade, ainda que tardia!" em homenagem a todos os que lutam por ela.
sábado, 5 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário